quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Varrido de boas intenções

Aflito, eis que quase morre de desespero quem havia se acostumado com o peso da vida. Ele é exemplo de que se revoltar sozinho não é nada fácil.
A maioria das pessoas o chama de louco.
Ele foi informado de que está fora do lugar. O homem pouco duvida disso. De vez em quando, muda de opinião e mesmo assim sente vontade de fazer alguma coisa.
Coragem tem de sobra quando faz frio. O sol que era prometido por ele mesmo, não traz mais as esperanças de um dia perfeito.
Ironicamente quando chove, as águas parecem dispostas a limpar os prédios, as casas e as fabricas da cidade, que não faz muita questão de árvores. São águas que caem do céu. Gotas que se parece muito com certos seres humanos, sem almas, sujas. Águas gananciosas, querem chover tudo de uma vez.
O problema da pobreza parece um viés recalcado. Acho que só aquele homem enxerga isso.
Todo o dia levanta de sua cama, anda pelas ruas para ir trabalhar. O que marca o contraste da paisagem dos dias diante de seus olhos, é a desigualdade em respeito às classes sociais.
Tudo é motivo para separação. O homem suplica em pensamento voltado para “o seu mundo” que tanto gostaria que prevalecesse na terra.
O moço ainda vive apesar da sujeira daqui.
Quando ele pensa em Deus. Ah, quando ele pensa em Deus! Que bobagem a minha ao citar esse nome, me desculpe. Ao pensar em Deus ele fica triste. Nenhuma religião consegue anestesiar a dor que ele tanto sente ao ver tudo de ruim que acontece aqui.
As doses de felicidade que recebe são pequeninas, comparadas as dores que sente, em seu corpo, em sua alma, e na alma do mundo. Não consegue se desintegrar, principalmente de onde nasceu. 
Ele leu mais de 50 livros em três anos. Sem sorte, os livros não chegaram para sua vida para que ele fosse feliz. Encontrou a verdade nas páginas amareladas de Fernando Sabino, Machado de Assis, Ivan Bichara. Ao contrário do que pensou quando entrou no mundo dos livros, ampliou sua visão do mundo torto, do mundo varrido de coisas boas. Varrido de igualdades, varrido de união.

2 comentários:

  1. Minha pequena escritorazinha esta crescendo, crescer é bom, crescer é amadurecer e descobrir coisas novas. Parabé
    ns pelo texto. Um abração pra ti.

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto, querida. Muito sensível. Bjos! Adoro!

    ResponderExcluir